Susanna Kruger

Atriz, diretora, produtora, dramaturga, professora e artista pesquisadora. Começou a fazer teatro nO’Tablado, integrou o Grupo TAPA e fundou a Cia Atores de Laura, que co-dirigiu artisticamente por 16 anos. Formada em Letras pela Unirio, é mestranda no programa de pós-graduação em artes da UERJ sob orientação da Prof. Doutora Luciana Lyra.

Espetáculos marcantes:

🡪 como atriz: Viúva, porém honesta, de Nelson Rodrigues; A geração Trianon, de Anamaria Nunes; Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde; A promessa, com Rubens Correa e direção de Ivan de Albuquerque; Edward Bond para tempos conturbados, de André Pelegrino.  

🡪 como diretora: Romeu e Isolda; Decote; Há vagas para moças de fino trato, de Alcione Araújo.

Sobre alguns de seus movimentos artísticos: o PROJETO ESCOLA e o FESTIVAL DE TEATRO BRASILEIRO que por dez anos apresentou em escolas das redes públicas e privadas do Rio de Janeiro, textos brasileiros seguidos de conversas com os alunos - e promoveu também sua vinda ao teatro; o espetáculo teatral CASA DE LAURA que permaneceu dois anos em cartaz - indicada ao Prêmio Shell de melhor atriz; as séries AFINAL, O QUE QUEREM AS MULHERES (Globo), ME CHAMA DE BRUNA (Fox Premium) e DESALMA (Globo). Dá aulas nO’Tablado, na Escola de Atores Wolf Maya, e há 35 anos (desde 1988) se dedica à formação de atores-artistas criadores, através de seus cursos livres na Casa de Cultura Laura Alvim. Entre Prêmios e indicações como atriz, diretora, autora e produtora, destacam-se o Prêmio MINC Troféu Mambembe de melhor atriz, o Candango de melhor atriz do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e o Prêmio Coca-Cola de Teatro nas categorias melhor direção e melhor produção. Durante a pandemia criou e dirigiu a Instalação Cênica Virtual CORRESPONDENTES QUARENTENADES, inspirada no projeto homônimo do Prof. Marcelo dos Santos (Unirio), através da plataforma Zoom, agora disponível no site: https://correspondentesqua.wixsite.com/correspondentes. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa MOTIM – Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes (CNPq). 

Recentemente atuou no filme A VIDA DE CADA UM sob a direção de Murilo Salles, atualmente em fase de montagem.


CINEMA

Curtas-metragens

O Jornal, de João Vicente Duque Estrada (2012)
Casa Construção, de Kátia Maciel (2010)
O Banho, de Kátia Maciel (1992)
Um Mar Qualquer, de Pedro Freire (2007)
Esconde-esconde, de Álvaro Furlani (2007)
Na Estrada, de Kátia Maciel (1993)


STREAMING

Séries

Desalma – GloboPlay (2019/2022)
Filhos da Pátria – GloboPlay (2017)


TELEVISÃO

Novelas

Amor de Mãe, de José Villamarim – Globo (2020)
Meu Pedacinho de Chão, de Luiz Fernando Carvalho - Globo (2014)
Em Família, de Jayme Monjardim e Leonardo Nogueira - Globo (2013/2014)
Amor à Vida, de Walcyr Carrasco - Globo (2013)
A Vida da Gente, de Jayme Monjardim - Globo (2012)
Insensato Coração, de Dennis Carvalho e Vinícius Coimbra - Globo (2011)
Perigosas Peruas, de Roberto Talma - Globo (1992)
Mandala, de Ricardo Waddington - Globo (1987)

Programa de TV

O resgate - Fronteiras do desconhecido - TV Manchete (1990)

Séries

Me chama de Bruna - TV Zero (2015)
Afinal, o Que Querem as Mulheres? - Globo (2010)
Todas as Mulheres do Mundo - Globo (1989)
Primo Basílio - Globo (1987)


PRÊMIOS

Recebeu cinco prêmios por sua atuação no filme Esconde-Esconde, entre eles o do Festival de Brasília. Melhor Produção e Melhor Espetáculo no Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem pelo espetáculo “A Flauta Mágica”, em 2000. Melhor Texto e Melhor Espetáculo no VI Festival de Teatro de Resende pela peça “A Casa bem Assombrada”, em 1998; Melhor Direção pelo espetáculo “Decote” no Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem (1996). Melhor Direção pelo espetáculo “Romeu e Isolda” no Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem (1995). Indicada a Melhor Atriz no Prêmio Shell de Teatro por “Casa de Laura

© A GENTE SE FALA PRODUÇÕES
Using Format